Regras internacionais de HFT


1. Segurança
2. Percurso e pontuação
3. Posições de tiro
3.1 Em geral
3.2 Deitado
3.3 Ajoelhado
3.4 Em pé
3.5 De joelhos, apoiado / de pé
4. Tempo
5. Equipamento
6. Campo de tiro

7. Categorias
 

1. SEGURANÇA


1.1 Todas as atividades de tiro devem ser realizadas de acordo com as regras da WHFTO (Organização mundial de Hunter Field Target).


1.2 Qualquer carabina de ar é permitida desde que cumpra a legislação nacional em vigor. Apesar de a regra internacional limitar a energia inicial em 16,3 Joules (12 fpe), para melhor adequação ao cenário Brasileiro, achamos prudente acrescentar a categoria OPEN com energia inicial limitada a 40,7 Joules (30 fpe). A energia inicial pode ser verificada por um cronógrafo aleatório ou obrigatório a qualquer momento antes, durante ou após a competição.


1.3 Cada campo de tiro deve ter um local seguro para verificação e ajuste das armas – A FAIXA ZERO.

É necessário registrar e assinar o formulário de declaração de segurança antes de entrar na faixa Zero. O uso da faixa Zero é permitido apenas para os atiradores que competem. Deve ser grande o suficiente com base no número de atiradores.


1.4 Todos os atiradores devem assinar a familiarização com as regras da WHFTO e participar de um briefing de segurança em cada evento a ser realizado imediatamente antes da sessão de tiros.


1.5 Quando um único apito é ouvido, todos os disparos devem parar imediatamente. Os atiradores devem descarregar suas armas no chão, longe do alvo, a uma distância e ângulo seguros. Os alvos NÃO devem ser visados nem a arma posta no ombro durante um cessar-fogo.


1.6 Depois de ouvir dois apitos, os tiros podem recomeçar depois de você ter verificado visualmente que é seguro fazê-lo.

1.7 As armas devem ser postas em cases ou capas, ou transportados com o cano apontando para baixo o tempo todo quando não estiver em uso, isso inclui armas transportadas com bandoleira.


1.8 Não engatilhe sua arma até que você esteja pronto para atirar.


1.9 Nenhuma arma deve ser engatilhada ou carregada entre as linhas de tiro. A arma multi-shot (de repetição) deve ter o carregador removido e estar em uma condição visivelmente segura. Cada membro de um grupo deve garantir que as atividades deles e de seus parceiros de tiro sejam realizadas de maneira segura.


1.10 NUNCA descanse o cano da carabina sobre o seu pé. Ao descer ou levantar-se de tiros deitados, esteja sempre ciente de onde o cano de sua carabina está apontando, ele deve permanecer apontando sempre para baixo ou para o fundo da linha de tiro. Solicite ao seu parceiro de tiro sua assistência para entregar ou retirar sua carabina se você achar difícil levantar ou abaixar com segurança.


1.11 Todos os juniores (menores de 18 anos) devem estar sob a supervisão direta de seus pais / responsáveis no dia.

1.12 Não são permitidos animais vivos nas áreas de tiro.


1.13 No caso de qualquer disputa, o Chefe Delegado pode ser convocado e sua decisão é final.


1.14 Se você for abordado por um delegado de prova por qualquer motivo, isto é, técnica ou segurança de tiro, faça o que ele pedir, lembre-se de que ele está lá para garantir que o percurso seja realizado com segurança e transparência.
 

2. PERCURSO E PONTUAÇÃO


2.1 Cada atirador registrado receberá o cartão de pontuação que preenche os detalhes do equipamento para o evento (Nome, Sobrenome, Fabricante e tipo de carabina, Fabricante e tipo de luneta, Ampliação, Luz de fundo e Paralaxe utilizados para o evento, Fabricante, tipo e tamanho de chumbos).


2.2 Uma vez efetuado o primeiro disparo, nenhum ajuste poderá ser feito, de maneira alguma, na carabina, na coronha ou na luneta.


2.3 Os percursos sempre têm a categoria Aberto e, em seguida, podem ser divididos em subcategorias:


2.3.1 Classe de potência (16 J, até 27 J, até 40 J)

Carabinas de ação por mola - springer - (inclusive gas ram)

Carabinas PCP

 


2.3.2 Senhoras


2.3.3 Veteranos (60 anos ou mais, no dia da prova)


2.3.4 Juniores (idade inferior a 18 anos, no dia da prova)


2.3.5 Equipe (no máximo 6 atiradores, os 4 primeiros contarão para os resultados da equipe)


2.4 A pontuação será de 2 pontos por queda do alvo, 1 ponto por acerto no painel frontal e 0 por errar o alvo. O alvo DEVE cair para ganhar no máximo 2 pontos.


2.5 Sob nenhuma circunstância um alvo pode ser atingido mais de uma vez por um atirador, e nenhum tiro de teste de qualquer tipo é permitido durante o percurso do tiro.


2.6 Independentemente de quaisquer circunstâncias, como esquecer de municiar a arma, não fechar o ferrolho ou se o gatilho for puxado antes de você visar o alvo, se a arma disparar, o tiro será considerado como tendo sido executado e será validado. Se isso acontecer, o competidor deve assegurar que o projétil tenha deixado a arma, atirando a seco com segurança no chão sobre a linha de tiro, com o consentimento de seus parceiros de tiro.


2.7 Quando um alvo é derrubado, o atirador deve obter a confirmação da queda por um membro do grupo antes que o alvo seja reposicionado.


2.8 Somente um membro do seu grupo de tiro tem permissão para registrar suas pontuações no seu placar. Sob nenhuma circunstância é permitido ao atirador marcar seu próprio placar. Se um erro for inserido em qualquer cartão de pontuação, o parceiro de tiro que cometeu o erro deve procurar um delegado que altere esse erro para você e assinar o verso do cartão.


2.9 Após a conclusão do percurso, um de seus parceiros de tiro deve assinar seu cartão de pontuação, ou seja, os parceiros confirmam que verificaram o cartão e concordaram com sua pontuação; os atiradores sempre devem verificar se os seus cartões de pontuação estão corretamente preenchidos e assinados antes de entregá-los, pois são eles que serão penalizados por quaisquer irregularidades.


2.10 O desempate sempre será realizado no evento, se houver empate nos 1o. 2o. ou 3o. lugares em qualquer uma das classes. Os alvos usados serão aqueles com zona de acerto (hit zone) de 1x15 - 20 mm, 1x25 - 30 mm e 1x35 - 40mm (cada alvo sendo colocado dentro dos alcances padrões para cada tamanho correspondente). Cada competidor atirará nos três alvos a partir da posição ajoelhada; se algum competidor ainda estiver empatado, atirará nos alvos na posição de pé. Se, depois disso, nenhum vencedor for estabelecido, haverá disputa por morte súbita. Se um grande número de atiradores estiver empatado em uma colocação, os organizadores podem decidir usar uma contagem regressiva para decidir outras colocações.
 

3. POSIÇÕES DE TIRO


3.1 Em geral


3.1.1 Tiros sentados NÃO SÃO PERMITIDOS, isso é definido como a parte traseira do atirador em contato com o chão ou sentada com o pé dobrado sob o traseiro enquanto atira.


3.1.2 Tiros agachados não são permitidos, isso é definido como dois pés no chão, com a parte superior das pernas apoiada nas panturrilhas ou na área dos pés.


3.1.3 A estaca deve ser tocada por alguma parte do corpo / carabina quando o disparo é efetuado. Não é permitido o deslocamento de qualquer equipamento do percurso, incluindo a linha de tiro, estacas de tiro ou quaisquer suportes (fardos / estruturas); qualquer um que o fizer será desqualificado da competição.


3.1.4 O dedo no gatilho deve estar atrás da estaca quando o disparo for efetuado.


3.1.5 A coronha da carabina deve estar fora de sua roupa ao atirar e não pode ser apoiada por bandoleiras / bolsos etc.


3.1.6 Nenhuma vantagem é permitida para os juniores durante a posição ajoelhada ou em pé.


3.1.7 Cada percurso do campeonato conterá 3 posições em pé e 3 em posição ajoelhada. Pelo menos um de cada tipo deve ser sem apoio.
 

3.2 DEITADO


3.2.1 A única parte da carabina de pressão que pode tocar o chão ao atirar da posição de bruços é a borda inferior da soleira, se alguma parte da coronha da carabina se estender abaixo dessa borda inferior, a carabina não deve tocar o solo em nenhuma parate.


3.2.2 Um percurso pode ter, no máximo, três disparos na posição deitada.


3.2.3 Não deve haver "impossibilidade" de disparos deitados com estacas. Todos os tiros deitados com estacas devem estar acessíveis à direita e à esquerda da estaca para competidores canhotos e destros, lembre-se de que os juniores também fazem esses percursos - portanto o bom senso deve prevalecer.
 

3.3 AJOELHADO


3.3.1 A posição ajoelhada é definida como apenas 3 pontos de contato com o solo (2 pés e 1 joelho).


3.3.2 O pé traseiro deve estar na vertical e alinhado com o joelho, não é permitido sentar com um pé virado, mas 'amarrar' está ok.


3.3.3 Uma almofada pode ser usada para apoiar apenas a área do joelho, canela ou pé, não a nádega.

3.3.4 A carabina será apoiada apenas pelas duas mãos com a extremidade da coronha no ombro; nenhuma outra parte do corpo pode ser usada para apoiar a carabina nem as mãos podem ser apoiadas em qualquer outra parte do corpo.


3.3.5 As mãos não podem ser baixadas para permitir que a articulação do punho, o braço ou qualquer outra parte do corpo apoie a carabina. A mão principal também deve estar à frente do joelho; para ilustrar isso, a mão de apoio deve ser posicionada verticalmente (90 graus em relação ao antebraço); se entrar em contato com qualquer parte do joelho / perna, a mão de apoio será considerada muito distante para trás; portanto, não para a frente do joelho.


3.3.6 O tiro não apoiado de joelhos / em pé será designado por uma estaca de 10 cm (4 ") de altura, nenhuma outra forma de apoio é permitida para este tiro (estaca / árvore etc.). Neste caso, não há indicação de posição.


3.3.7 A perna principal não pode ser puxada para trás, de modo que a panturrilha é sustentada pelos tendões ou pelas nádegas inferiores; isso é classificado como um tiro agachado e não é permitido.
 

3.4 EM PÉ


3.4.1 Somente seus pés podem estar em contato com o chão.


3.4.2 O tiro único em pé não apoiado será designado por uma estaca de 10 cm (4 ") de altura, nenhuma outra forma de apoio é permitida para este tiro (estaca / árvore).


3.5 Ajoelhado / em pé, apoiado


3.5.1 As regras acima se aplicam com a exceção de que qualquer parte da carabina ou do corpo pode estar apoiada na árvore / objeto de apoio. Se houver vários objetos de apoio disponíveis, alguma parte da carabina ou do corpo deve estar tocando no suporte marcado com o número da estaca quando o tiro é efetuado. Além de tocar no suporte numerado, você também pode fazer uso de quaisquer outros objetos de apoio.
 

4. TEMPO


4.1 O limite de tempo especificado por linha de tiro é de 2 minutos; esse tempo começa quando você se aproxima da estaca.


4.2 Em circunstâncias normais, um atirador não é cronometrado, mas se algum grupo estiver causando um atraso ou a sessão estiver demorando muito devido a atiradores lentos, reservamos o direito de marcar o tempo de indivíduos ou grupos de atiradores.


4.3 Os atiradores podem ser cronometrados por um delegado de prova sem o seu conhecimento para verificar se estão demorando muito para atirar, mas não serão deduzidos nenhum ponto no momento.


4.4 Uma vez tomada a decisão de cronometrar oficialmente qualquer atirador ou grupo de atiradores, eles serão informados pelo delegado de prova que serão cronometrados, eles serão informados quando o relógio for iniciado e terão dois minutos para atirar no alvo.


4.5 Se uma competição for interrompida durante o tempo, o relógio será pausado e 10 segundos serão dados após o reinício do trio antes que o relógio seja reiniciado.
 

5. EQUIPAMENTOS


5.1 A altura do guarda-mão (com ou sem hamster) está limitada ao máximo de 150 mm, medida a partir do centro do cano até a parte mais baixa da carabina à frente do guarda-mato.


5.2 Ganchos de soleira estilo FT não são permitidos, embora o estilo de soleira com base larga seja permitido.


5.3 As soleiras não devem exceder 57 mm (2,25 ") de comprimento além da coronha.


5.4 Em pé ou ajoelhado, nenhuma parte da carabina pode estar em contato com o chão.


5.5 Ao atirar de bruços, a única parte da carabina que pode estar tocando o chão é a borda inferior da coronha, nenhum outro dispositivo, coronha ou extensão da soleira pode descansar no chão.


5.6 Indicadores de vento de qualquer tipo NÃO são permitidos. É permitido aos competidores usar apenas os objetos da natureza encontrados no percurso para medir o vento, como folhas secas, grama, poeira etc. Meios artificiais da medição do vento (pó branco dos caçadores, fitas de qualquer tipo etc.) são proibidos no percurso.


5.7 Os niveladores de luneta (níveis) não podem ser usados e devem ser removidos ou fechados por isolamento antes de iniciar o percurso.


5.8 É permitido que uma bandoleira padrão seja montada na coronha / carabina, mas apenas como um meio de transportar a armaa entre as linhas de tiro. Em nenhum momento a bandoleira pode ser utilizada como meio para auxiliar o tiro.


5.9 Nenhum dispositivo pode ser adicionado ou projetado para a coronha / carabina para apoiar especificamente a coronha / carabina na estaca ou na árvore. isso inclui suportes, bordas, pontas, bandoleiras, etc.


5.10 A abertura da objetiva e ocular da luneta deve ser deixada como foi fabricada. Não pode ser reduzido de forma alguma, incluindo guarda-sóis. As tampas articuláveis das lentes da luneta sempre devem estar em uma posição aberta ao atirar e todos os orifícios nas capas devem ser fechados ao atirar no percurso.


5.11 Qualquer pessoa encontrada realizando algum ajuste em uma luneta após o início do percurso será expulsa da competição.


5.12 Lasers não são permitidos e devem ser removidos da arma.


5.13 É proibido o uso de qualquer equipamento de detecção de alcance ou ângulo para todos os participantes do percurso (incluindo visitantes).


5.14 Celulares ou dispositivos walkie-talkie são proibidos aos competidores no percurso do campeonato.


5.15 As almofadas podem ser transportadas para colocar armas entre as linhas de tiro e podem ser usadas para tiros de joelhos, conforme especificado acima.
 

6. CAMPO DE TIRO


6.1 O diâmetro mínimo da estaca é de 25 mm. As dimensões mínimas da estaca quadrada são 25 x 25 mm.


6.2 Alvos:


6.2.1 Silhueta de metal " que cai quando atingida".


6.2.2 O painel frontal deve ter acabamento em cores claras (branco, prata, aço inoxidável, amarelo).


6.2.3 A zona de acerto (HZ) deve ser finalizada em cor escura (preto, cinza escuro).


6.2.4 O painel frontal para as posições ajoelhadas / em pé não apoiadas deve estar pelo menos 20 mm ao redor das zonas de acerto (hitzones).


6.2.5 O painel frontal para outras posições deve estar pelo menos 10 mm em torno das zonas de acertos (hitzones).


6.3 Visitantes e espectadores são permitidos e bem-vindos ao percurso durante a competição, porém, a permissão e as condições  ficam ao cargo dos organizadores das provas.


6.4 Visitar o percurso ANTES do início da competição NÃO É PERMITIDO nem para atiradores nem visitantes.


6.5 O percurso consistirá em pelo menos 30 alvos (incluindo posições forçadas) com um ponto de tiro (estaca) para cada alvo.


6.6 Todos os pontos e alvos de tiro devem ter números claramente marcados de 1 a no máximo a quantidade de alvos.


6.7 DISTÂNCIAS PARA DIFERENTES DIÂMETROS DE HZ:


6.7.1 HZ 15 - 19 mm, distância de 7 - 23 m (8 - 25 jardas).


6.7.2 HZ 20 - 24 mm, distância de 7 - 28 m (8 - 30 jardas).


6.7.3 HZ 25 - 34 mm, distância de 7 - 36 m (8 - 40 jardas).


6.7.4 HZ 35 - 40 mm, distância de 7 - 41m (8 - 45 jardas)


6.8 TIROS EM PÉ, SEM APOIO:


6.8.1 HZ 35 - 40 mm, distância de  18 - 32m (20 - 35 jardas)

6.8.2 HZ 40 mm, distância de 18 - 36 m (20 - 40 jardas)


6.8.3 O ângulo de disparo deve estar abaixo de +30 / -30 graus.

 

6.9 TIROS DE JOELHOS, SEM APOIO:


6.9.1 HZ 35 - 40 mm, distância de  18 - 32 m (20 - 35 jardas).

6.9.2 HZ 40 mm, distância de 18 - 36 m (20 - 40 jardas)


6.9.3 O ângulo de disparo deve estar abaixo de +30 / -30 graus.


6.9.3 Tiros de joelhos são permitidos para atirar em pé quando não há indicação.

 


6.10 TIROS EM PÉ, APOIADOS:


6.10.1 HZ 25 - 34 mm, distância de 7 - 28 m (8 - 30 jardas).


6.10.2 HZ 35 - 40 mm, distância de  7 - 32 m (8 - 35 jardas).

6.10.3 HZ 40 mm, distância de 7 - 41 m (8 - 45 jardas)


6.11 TIROS DE JOELHOS, APOIADOS:


6.11.1 HZ 25 - 34 mm, distância de  7 - 28 m (8 - 30 jardas).


6.11.2 HZ 35 - 40 mm, distância de  7 - 32 m (8 - 35 jardas).

6.11.3 HZ 40 mm, distância de  7 - 41 m (8 - 45 jardas)


6.11.4 Tiros de joelhos são permitidos para atirar em pé quando não há indicação.

HZ = Hit Zone (área de impacto que derruba o alvo)

 

7. CATEGORIAS

As categorias dependem do número de participantes.

Inscrições para no mínimo 3 atiradores por categoria, que são:

1. Júnior

2. Internacional (até 16 J)

3. Panamericana (até 27 J)

4. Open (até 40 J)

5. Sênior (atiradores com 60 anos ou mais)

Se não houver número mínimo de participantes por categoria, todos serão incluídos na categoria Open.

Havendo número suficiente, poderão ter provas masculina e feminina nas categorias acima.