Sobre o HBR (Hunter Bench Rest)





A modalidade HBR (Hunter Bench Rest) foi idealizada pela Federação Brasileira de HFT para os atiradores que preferem o tiro de precisão apoiado sobre bancadas e tem por objetivo o aperfeiçoamento desse tipo de tiro com a simulação de caça, ao ter como alvos as silhuetas metálicas que devem ser atingidas na zona de impacto que causa a sua queda.

Como as silhuetas são reposicionadas por meio de cordões, o atirador pode facilmente reposicionar as silhuetas a cada passagem, sem precisar deixar o seu posto de tiro. Isso diferencia a o HBR das modalidades existentes de tiro à silhueta metálica. Por se tratar de tiro apoiado, na posição sentada, permite a inclusão também de atiradores com problemas de mobilidade temporária ou permanente e daqueles que buscam uma modalidade de tiro com maior conforto e o aperfeiçoamento do tiro com o uso de lunetas fazendo a compensação da visada por estimativa, ou seja, sem “clicar” a luneta.

O grau de dificuldade se dá pelas distâncias a partir de 25 metros até 55 metros, com zonas de impacto entre 2,5 e 2,75 MOA que sabemos ser o nível de precisão necessário para tiros a longo alcance com armas de pressão.


Regras de HBR (Hunter Bench Rest)



1. Segurança
2. Passagem e pontuação
3. Posições de tiro
4. Tempo
5. Equipamento
6. Alvos

1. SEGURANÇA

1.1 Todas as atividades de tiro devem ser realizadas de acordo com as regras de segurança segundo estatuto da Associação / Clube que as promovam.


1.2 Qualquer carabina de ar é permitida desde que cumpra a legislação nacional em vigor com energia inicial limitada a 40,7 Joules (30 fpe). A energia inicial pode ser verificada por um cronógrafo aleatório ou obrigatório a qualquer momento antes, durante ou após a competição.


1.3 Cada campo de tiro deve ter um local seguro para verificação e ajuste das armas – A FAIXA ZERO. É necessário registrar e assinar o formulário de declaração de segurança antes de entrar na faixa Zero. O uso da faixa Zero é permitido apenas para os atiradores que competem. Deve ser grande o suficiente com base no número de atiradores.


1.4 Todos os atiradores devem assinar a familiarização com as regras de segurança e participar de um briefing de segurança em cada evento a ser realizado imediatamente antes da sessão de tiros.


1.5 O comando PISTA FRIA indica que todos os atiradores devem deixar suas armas sobre as bancadas, desmuniciadas e com as culatras abertas. No caso de armas de cano fixo, a alavanca deve permanecer destravada, evidenciando que a arma não está em condições de disparo.


1.6 O comando PISTA QUENTE indica que as pistas estão liberadas para tiros e nenhum atirador ou observador deve adentrar ao campo de tiro, devendo os que não estão atirando permanecer atrás dos atiradores ou em local afastado.


1.7 As armas devem ser postas em cases ou capas, ou transportados com o cano apontando para baixo o tempo todo quando não estiver em uso, isso inclui armas transportadas com bandoleira.


1.8 Não engatilhe sua arma até que você esteja pronto para atirar.


1.9 Nenhuma arma deve ser engatilhada ou carregada entre as linhas de tiro. A arma multi-shot (de repetição) deve ter o carregador removido e estar em uma condição visivelmente segura. Cada membro de um grupo deve garantir que as atividades deles e de seus parceiros de tiro sejam realizadas de maneira segura.


1.10 NUNCA descanse o cano da carabina sobre o seu pé. Ao descer ou levantar-se de tiros deitados, esteja sempre ciente de onde o cano de sua carabina está apontando, ele deve permanecer apontando sempre para baixo ou para o fundo da linha de tiro. Solicite ao seu parceiro de tiro sua assistência para entregar ou retirar sua carabina se você achar difícil levantar ou abaixar com segurança.


1.11 Todos os juniores (menores de 18 anos) devem estar sob a supervisão direta de seus pais / responsáveis no dia.


1.12 Não são permitidos animais vivos nas áreas de tiro.


1.13 No caso de qualquer disputa, o Chefe Delegado pode ser convocado e sua decisão é final.


1.14 Se você for abordado por um delegado de prova por qualquer motivo, isto é, técnica ou segurança de tiro, faça o que ele pedir, lembre-se de que ele está lá para garantir que o percurso seja realizado com segurança e transparência.
 

2. PASSAGEM E PONTUAÇÃO



2.1 Cada atirador registrado receberá o cartão de pontuação que preenche os detalhes do equipamento para o evento (Nome, Sobrenome, Fabricante e tipo de carabina, Fabricante e tipo de luneta, Ampliação, Fabricante, tipo e tamanho de chumbos).


2.2 Uma vez efetuado o primeiro disparo, nenhum ajuste poderá ser feito, de maneira alguma, na carabina, na coronha ou na luneta.

2.3 As passagens sempre têm a categoria Aberta e, em seguida, podem ser divididos em subcategorias:


2.3.1 Ação por mola (inclusive gas ram)

2.3.2 Senhoras

2.3.3 Veteranos (60 anos ou mais, no dia da prova)

2.3.4 Juniores (idade inferior a 18 anos, no dia da prova)

2.3.5 Equipe (no máximo 6 atiradores, os 4 primeiros contarão para os resultados da equipe)

2.4 A pontuação será de 5 pontos por queda do alvo posicionado a 25 metros, 10 pontos para o alvo posicionado a 40 metros e 15 pontos para o alvo posicionado a 55 metros.


2.5 Sob nenhuma circunstância um alvo pode ser atingido mais de uma vez por um atirador, e nenhum tiro de teste de qualquer tipo é permitido durante o percurso do tiro.


2.6 Independentemente de quaisquer circunstâncias, como esquecer de municiar a arma, não fechar o ferrolho ou se o gatilho for puxado antes de você visar o alvo, se a arma disparar, o tiro será considerado como tendo sido executado e será validado. Se isso acontecer, o competidor deve assegurar que o projétil tenha deixado a arma, atirando a seco com segurança no chão sobre a linha de tiro, com o consentimento de seus parceiros de tiro.


2.7 Os alvos derrubados só podem ser reposicionados após a passagem.


2.8 Somente um membro do seu grupo de tiro ou monitor habilitado tem permissão para registrar suas pontuações no seu placar. Sob nenhuma circunstância é permitido ao atirador marcar seu próprio placar. Se um erro for inserido em qualquer cartão de pontuação, o parceiro de tiro que cometeu o erro deve procurar um delegado que altere esse erro para você e assinar o verso do cartão.


2.9 Após a conclusão da passagem, um de seus parceiros de tiro deve assinar seu cartão de pontuação, ou seja, os parceiros confirmam que verificaram o cartão e concordaram com sua pontuação; os atiradores sempre devem verificar se os seus cartões de pontuação estão corretamente preenchidos e assinados antes de entregá-los, pois são eles que serão penalizados por quaisquer irregularidades.


2.10 Caso haja empate, o desempate será disputado entre os competidores num alvo com Hit Zone de 25 mm posicionado a 40 metros. O vencedor será o competidor que acertar o maior número de tiros numa série de 5 tiros por atirador.
 

3. POSIÇÕES DE TIRO

3.1 Os tiros serão executados com apoios sobre bancadas. Os apoios podem ser do tipo estativa, sand bag, bipé ou qualquer objeto que permita o apoio apenas da porção frontal da coronha (guarda-mão).


3.2 Não é permitido apoiar da parte posterior da coronha, que deve ter contato apenas com o ombro do atirador e a mão de apoio.
 

4. TEMPO


4.1 O tempo de passagem com 9 tiros é de 7 minutos. A prova consiste de 3 passagens com tempo total de 21 minutos por atirador.
 

5. EQUIPAMENTOS

5.1 Ganchos de soleira estilo FT não são permitidos, embora o estilo de soleira com base larga seja permitido.


5.2 Indicadores de vento de qualquer tipo NÃO são permitidos. É permitido aos competidores usar apenas os objetos da natureza encontrados no percurso para medir o vento, como folhas secas, grama, poeira etc. Meios artificiais da medição do vento (pó branco dos caçadores, fitas de qualquer tipo etc.) são proibidos no campo de tiro.


5.3 Qualquer pessoa encontrada realizando algum ajuste em uma luneta após o início da prova será desclassificada.


5.4 Lasers não são permitidos e devem ser removidos da arma.


5.5 O ajuste da luneta é limitado a 12 vezes de ampliação (magnitude).
 

6. ALVOS

6.1 Silhueta metálica " que cai quando atingida" na zona de impacto.


6.1.1 O painel frontal deve ter acabamento em cores claras (branco, prata, aço inoxidável, amarelo).


6.1.2 A zona de acerto (HZ) deve ser finalizada em cor escura (preto, cinza escuro).


6.2 Visitantes e espectadores são permitidos e bem-vindos ao percurso durante a competição.

6.5 A prova consistirá de 9 alvos posicionados da seguinte forma:


6.5.1 Três alvos a 25 metros
          Três alvos a 40 metros
          Três alvos a 55 metros

6.6 Todos os pontos e alvos de tiro devem ter números claramente marcados de 1 a no máximo a quantidade de alvos.

6.7 Diferentes diâmetros de HZ para as distâncias:


6.7.1 Alvo a 25 m – HZ 20 mm (2,75 MOA)


6.7.1 Alvo a 40 m – HZ 30 mm (2,58 MOA)


6.7.3 Alvo a 55 m – HZ 40 mm (2,50 MOA)

NOTA: HZ = Hit Zone (Zona de Impacto)